Quando a dica vira publi? Entenda sem medo
- Amanda Marques
- 12 de mai.
- 1 min de leitura
Atualizado: 16 de mai.
A diferença entre publicidade e opinião pode ser sutil, especialmente para influenciadores.
O CONAR fez questão de deixar claro que, para ser considerada publicidade, a mensagem precisa ter alguns elementos específicos:

1. Promoção de um produto, serviço ou causa: O conteúdo precisa divulgar algo específico.
2. Relação comercial: Deve haver algum tipo de compensação (dinheiro, produtos, etc.) entre o influenciador e a marca.
3. Controle do conteúdo: O anunciante ou agência deve ter algum nível de ingerência sobre o que é publicado, seja editando ou direcionando a mensagem.
Se não houver esses três pontos, a mensagem não é considerada uma publicidade oficial, mesmo que envolva a promoção de algo. Mas, ainda assim, a transparência é essencial. Se o influenciador estiver promovendo um produto sem um contrato formal, mas ainda assim tendo algum tipo de benefício (como um brinde), ele precisa deixar claro que há uma relação com a marca.
Mensagens "Espontâneas"
Sabe os famosos recebidos ou brindes?
Outro ponto importante é o que acontece quando um influenciador posta algo sobre um produto sem ser pago ou contratado para isso.
Imagine que um influenciador recebe um presente de uma marca e decide falar sobre ele. Mesmo que não haja um contrato, o conteúdo ainda pode ser considerado publicidade se a marca estiver envolvida de alguma forma, como por exemplo, exercendo algum tipo de controle no que for falado no post.
O anunciante e o influenciador ou criador de conteúdo devem estar alinhados para garantir a transparência com os seguidores sobre qualquer benefício recebido.
Entender isso ajuda manter a autenticidade e transparência, evitando confundir os seguidores.




Comentários